quinta-feira, 5 de julho de 2007

censura chega à Guarda!*

Durante estes dias de defeso blogueiro, fiquei a saber que nos espaços públicos com acesso à internet geridos pela Câmara Municipal da Guarda, foi barrado o acesso ao blogger. Quem quiser abrir um endereço alojado naquele servidor, que contem necessariamente os sufixos blogspot.com, verá aparecer uma mensagem assinalando a restrição, subscrita pelo administrador da rede. Vamos por partes: concordo que se vedem conteúdos pornográficos ou violentos nestes locais públicos, pensando nas crianças e adolescentes. Todavia, é inaceitável que se bloqueie o acesso ao maior servidor mundial de blogues num espaço desse tipo. Este procedimento tem um nome: CENSURA. Que não aparece sob a forma regimental do agente policial de olhar atento e indicador em riste, como na China, mas como um insípido e antipático anúncio. Que de resto se encaixa perfeitamente noutros sinais preocupantes de prepotência e atropelo das liberdades fundamentais coloridos de rosa. Neste caso, cabe perguntar: de que têm medo? Segundo parece, a insólita restrição é da lavra de um sociólogo ao serviço da Câmara. Desconhece-se a escola do pensamento perfilhada por esta sumidade, mas suspeito que será a escola de... Pequim.
*Post publicado originalmente no blog Boca de Incêncio, por António Gil, republicado no blog meia-noite todo o dia, por manuel a. domingos, de quem são os sublinhados, e agora aqui reproduzido novamente, para que esta situação não passe despercebida. Terá o caso algo que ver com o processo movido contra o autor do blog Do Portugal Profundo? Será um esforço, ainda que pequeno, de complicar a vida aos bloggers, não só para que não denunciem as situações, mas também para que, na medida do possível, lhes sejam retirados os meios que possibilitem fazê-lo...!?

1 comentário:

  1. Que a verdade não seja calada!! Apesar do clima que a pouco e pouco se está a instalar em Portugal ( são demasiados casos já), que todos nós tenhamos a consciência de dizer....não!

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado