terça-feira, 5 de julho de 2011

Livros


Amigos, conhecidos, e afins, que entram no meu quarto, perguntam-me, por estas ou por outras palavras, se já li todos os livros que entopem as estantes encostadas às paredes; quando lhes respondo que ainda não li mais de metade dos livros que ali tenho, perguntam-me porque é que continuo a comprar livros, se tenho tantos livros por ler...

É neste ponto que, sem saberem, roçam o âmago da questão sem, contudo, lhe tocarem. É que na verdade, não são livros por ler que tenho no meu quarto: são livros para ler!

Apenas não tiveram ainda o seu momento, a sua oportunidade, a sua hora! Eu não compro, nunca hei-de comprar, livros por ler; compro livros para ler! Talvez eu nunca venha a ter o momento, a oportunidade, a hora de os ler... Talvez... Talvez um dia alguém, que não eu, os venha a ler, talvez.. Porque os livros são para isso, para ler!

Podem encontrar-me no meu novo blog: Ainda que os Amantes se Percam...

Curiosidade: Para uma boa conservação do papel, do ponto de vista químico e físico, aconselha-se que os livros sejam mantidos num ambiente com temperatura entre 18ºC e 22ºC, e com uma humidade relativa entre 50% e 60%.

4 comentários:

  1. Não concebo comprar livros a não ser para ler, ou num caso ou noutro, para ofertar, é lógico.

    ResponderEliminar
  2. Olá André!
    Engraçado ter lido aqui esta publicação!
    comigo passa-se precisante o mesmo e talvez nunca tenha encontrado uma explicação tão boa quanto a tua.
    A grande explicação reside naquilo que escreveste. Não são livros por ler mas sim livros para ler.
    Um dia o momento chega, reúnem-se as condições necessárias e os livros atraem-nos e chamam por nós. Aí desenvolve-se a tal relação o nosso momento. De nós e dos livros.
    E então deixam de ser livros para ler e passam a ser uma continuação de nós e nós deles.
    Abraço

    Novo blogue em:

    www.rabiscosincertossaltoemceuaberto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Pinguim, imaginas quantos milhares de livros são comprados apenas para encher estantes?! Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá «Rabisco» já adicionei o teu novo blog aos links do meu novo blog. Abraço.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado