quarta-feira, 6 de julho de 2011

Livros, 3


Desde que tenho consciência de existir, que tenho uma obsessiva atracção por livros; antes de mais pelo objecto; adoro agarrá-los, senti-los entre as minhas mãos, abri-los, folheá-los... e só depois pelo seu conteúdo; muitos dias - noites na maioria dos casos - gastei em leituras sôfregas e impetuosas. 

Se mais dinheiro tivesse, mais dinheiro gastaria em livros... mas chegou um momento em que começa a tornar-se um grande problema... em primeiro lugar, já não tenho espaço em casa onde os colocar; as estantes estão repletas, com duas filas, e com livros deitados sobre elas... mas o pior, em segundo lugar, é que a percentagem de livros que tenho e que ainda não li começa a ser, digamos, perigosamente grande; de tal modo que o número dos livros que tenho e ainda não li está muito próximo daqueles que tenho e li... então, impus a mim mesmo que não compraria mais nenhum livro enquanto não lesse pelo menos 70% daqueles que tenho para ler... sou cada vez mais um bibliómano, e cada vez menos um leitor... 


Podem encontrar-me no meu novo blog: Ainda que os Amantes se Percam...

Curiosidade: um Livro é uma publicação não-periódica, que reúne folhas impressas, organizadas em cadernos agrafados ou cosidos, ou coladas formando um bloco, ligadas a uma capa flexível ou rígida, podendo também apresentar-se em folhas ou cadernos soltos dentro de envelope, caixa, ou estojo. Distingue-se do folheto por apresentar maior número de páginas. Segundo as normas da UNESCO, considera-se livro a publicação com mais de 48 páginas.

2 comentários:

  1. O meu problema é ainda maior; não sendo tão rápido e assíduo como tu, na leitura, tenho a sensação de que não conseguirei nos anos que me restam, ler tudo o que tenho em casa para ler...

    ResponderEliminar
  2. Os meus indíces estão a melhorar bastante... por um lado, o número de livros que compro diminiram drasticamente - pois não há capital - por outro tenho lido nos últimos meses alguns livros. Neste momento devo ter «apenas» 1/5 do total, em livros por ler... Abraço

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado