quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

MANUEL ANTÓNIO PINA





MANUEL ANTÓNIO PINA nasceu no Sabugal, em 1943.


Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Entre 1971 e 2001 foi jornalista do Jornal de Notícias, onde exerceu os cargos de editor e chefe de redacção. Colaborou com diversos outros meios de comunicação, sendo actualmente colunista da revista Visão. Tem uma vasta obra literária que engloba poesia, ensaio, literatura infantil, ficção e peças de teatro, tendo já sido traduzido para diversas línguas. A diversidade de géneros desenvolvidos e o seu ecletismo são a evidência do domínio de Manuel António Pina sobre a escrita. Conhecido pelo seu tom reflexivo, filosófico e irónico, o autor é considerado uma das mais eminentes figuras da literatura portuguesa contemporânea.
Recebeu vários prémios, tanto nacionais como internacionais, nomeadamente o Prémio da Crítica pela Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, em 2002, atribuído à globalidade da sua obra poética. (Texto biográfico retirado do site da Assírio & Alvim, com ligeiras modificações). Podem ler aqui texto sobre o evento no blog da mesma editora.

O Teatro Municipal da Guarda [blog], o Centro de Estudos Ibéricos, e a Câmara unicipal da Guarda, uniram esforços para homenagear o homem e o poeta; eis o programa:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado