quinta-feira, 23 de julho de 2009

TEMPESTADE

Noites tempestuosas como as de hoje trazem-me à memória Eça de Queiroz e Os Maias; levanto-me e ando às voltas, pela casa, pelo quarto; deito-me e fico às voltas, na cama, no pensamento. Prenúncio de que fatalidade, de que tragédia? Depois volto a mim, e recordo-me que, felizmente, a minha tragédia já aconteceu. Por momentos o pesadelo transforma-se em sonho; porque o sonho é o meu pesadelo. Não há-de ser nada, seja o que for; é assim que é, quando já nada nos importa. E, depois de um dia nenhuma outra coisa virá que não outro dia. Para quê inventar futuros, para quê sonhar passados, se tudo o que existe é presente? O som do vento, a sua fúria agrilhoada, o seu grito contido, o punho cerrado que a custo sustém o seu sopro, a iminência de se soltar, tudo isto pesa na face da noite, como uma longínqua angústia...

 

Será? Pesadelo: A «experiência traumática» é a melhor matéria-prima para dormir bem uma grande quantidade de noites. Os pesadelos causam angústia mas desaparecem depressa. Os sonhos podem durar a vida toda e estar mascarados de convicção moral e, por isso, só acordamos por casualidade. Os pesadelos funcionam de um modo bastante mais humano: acordamos quando a imagem se torna insuportável.

Imagem vista aqui. Gravura de Clébio Maduro

6 comentários:

  1. Eu insónias também tenho. Só não sou poeta!

    ResponderEliminar
  2. O meu sonho é dormir o suficiente para poder vir a ter pesadelos...

    ResponderEliminar
  3. Desde que foi ao festival SBSR que não tenho dormido uma noite de jeito...descontrolei o sono. E já não sonho com nada há muito tempo
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu não gosto nada de tempastades , faz me lembrar trovões ...

    Insonias só as vezes ...
    ;D

    ResponderEliminar
  5. José Sócrates diz que "“Ainda está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor do que eu”. Novo artigo sobre essas declarações do nosso PM e acerca das propostas do seu "amiguinho do Seixal", Samuel Cruz. Tudo no blogue O Flamingo.

    ResponderEliminar
  6. «Porque o sonho é o meu pesadelo». É mais ou menos isso. Obrigado pela referência. :)

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado