sexta-feira, 10 de abril de 2009

TELENY ou O REVERSO DA MEDALHA

Teleny ou O Reverso da Medalha, novela pornográfica, atribuída a Oscar Wilde. Curioso é que em nenhuma das notas bio-bibliográficas dos livros que tenho do Oscar Wilde - assim por alto, que não tenho paciência para os ir contar, devem ser uns 10 - seja referida a existência desta obra! O que para um individuo como eu, que gosta de ler todas as obras dos seus autores preferidos, por menores que elas sejam, é algo revoltante! Imaginemos que não tinha curiosidade em saber mais da vida do autor! Deixava esta minha pequena existência sem ter lido a obra completa do Oscar, pensando que o fizera! Embora seja duvidosa a autoria, é inegável a ligação de Wilde a esta obra. E isso basta para que deva ser referida nas notas biográficas! Editores da tanga! Com pruridos morais! Quanto ao livro em si, vale apenas por ter o nome do Oscar Wilde na capa, e, talvez, por isto: «"Vivemos num mundo deplorável!"
«"Mas como temos de viver nele, convém aproveitar o melhor possível todas as oportunidades e não ver as coisas pelo lado trágico, como tu."»

5 comentários:

  1. E com uma capa de Barahona Possollo.

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho muita coisa de Wilde es sobre Wilde,e nunca ouvi falar nesa novela.Você está lendo?Tem pontos em comum com o estilo de Wilde?
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Olha...o Fauno Outonal do Possollo.

    ResponderEliminar
  4. Salvo erro, li essa novela na minha adolescência.
    Mas não me ficou grande memória dela. Já nem sei do que falava.

    Abraço:)

    ResponderEliminar
  5. Quando li o livro há muitos anos, o autor era considerado "Anónimo"; confesso não ter noção hoje do conteúdo suficientemente, para poder ter uma noção se será ou não de Wilde...
    Abraço.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado