terça-feira, 9 de dezembro de 2008

FIVE LITTLE PIGS

Durante anos houve um mistério que me intrigou. Começo pelo princípio. No rodapé do livro de Filosofia do 11.º ano - os anos passam tão depressa que somam agora mais de uma década - havia excertos de um romance de Agatha Christie, contudo em todo o livro - facto lamentável - não existia uma única referência ao romance de onde os excertos haviam sido retirados. Serviam para exemplificar raciocínios, silogismos, etc.


Visto que a memória é algo que se desvanesce e torna difuso, após este tempo todo apenas um facto ainda recordava: existia uma rapariga que recorria aos serviços de Hercule Poirot para que este descobrisse (confirmando ou não) a verdade sobre a morte do seu pai, envenenado pela sua mãe.


Assim, durante anos, fui lendo romances de Agatha Christie, um pouco ao acaso, conforme me chegavam às mãos (a maioria comprados, outros emprestados, e muito poucos os requisitados em bibliotecas, que eu detesto bibliotecas, mas isso é outra história), sempre com a esperança de encontrar aquele


Este post, se alguém ainda se estiver a perguntar qual o seu móbil, serve apenas para dizer que finalmente o encontrei (ao referido romance, elementar, meus caros, numa linguagem conan-doyleana): intitula-se Five Little Pigs (o original em Inglês). Os Cinco Porquinhos, em Português do Brasil (não eram só três?!), e Os Cinco Suspeitos, na tradução de Isabel Alves para a Obra completa da autora, que está a ser publicada em Portugal pela Asa.

4 comentários:

  1. Quando era mais puto, fartava-me de ler romances policiais, da célebre colecção Enigma, e muitos foram os que li de Agatha Christie; e também era fã dos de Ellery Queen...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. oh yes, it is! and i've finally found the pig. embrace.

    ResponderEliminar
  3. não sou grande fã de policiais; no entanto, agatha christie e conan doyle sempre gostei de ler, embora não sejam escritores com cujos livros vá a ter... deixo que os seus livros venham ter comigo... dos ellery queen também li alguns... abraço

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado