segunda-feira, 24 de novembro de 2008

LIVROS...

Desde que tenho consciência de existir, que tenho uma obsessiva atracção por livros; antes de mais pelo objecto; adoro agarrá-los, senti-los entre as minhas mãos, abri-los, folheá-los... e só depois pelo seu conteúdo; muitos dias, noites na maioria dos casos, gastei em leituras sôfregas e impetuosas. 
Se mais dinheiro tivesse, mais dinheiro gastaria em livros... mas chegou um momento em que começa a tornar-se um grande problema... em primeiro lugar, já não tenho espaço em casa onde os colocar; as estantes estão repletas, com duas filas, e com livros deitados sobre elas... mas o pior, em segundo lugar, é que a percentagem de livros que tenho e que ainda não li começa a ser, digamos, perigosamente grande; de tal modo que o número dos livros que tenho e ainda não li está muito próximo daqueles que tenho e li... então, impus a mim mesmo que não compraria mais nenhum livro enquanto não lesse pelo menos 70% daqueles que tenho para ler... tarefa assaz difícil, visto que nos próximos 10 meses vou receber quase 50 livros de uma colecção que assinei... Sou cada vez mais um bibliómano, e cada vez menos um leitor... E pela primeira vez os livros, enquanto objecto, deixam-me triste...

22 comentários:

  1. Como bem te entendo!! Tenho problema semelhante. Embora os que estão por ler sejam poucos.

    ResponderEliminar
  2. Comprar livros é dos maiores prazeres "consumistas" que tenho... Mil vezes um livro, a um par de sapatos... Só tenho pena de não ter tempo para os ler como desejo.

    ResponderEliminar
  3. É um bom vício esse...mas é verdade, tens de conter um bocado essa tentação de os comprar e começar a ler os que estão em falta.
    Para quando a tua feira do livro?LOL
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Como eu o entendo, tenho um filho com 44 anos, que tem quase tantos livros como em algumas Livrarias!
    Sei que ele não vai parar de comprar Livros, mas penso que 90% já os leu.

    ResponderEliminar
  5. pois é... cá por casa tenho um "problema" semelhante :)

    falo por mim, mas sinceramente, acho que a fraca variedade que hoje em dia se vê à venda nas livrarias, faz com que escolha comprar os livros que quero assim que tenho a sorte de os encontrar... é preferível guardá-los comigo e tê-los à disposição sempre que quiser ;)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu também sou assim...não posso ver livros...mexo, cheiro, folheio, leio e releio. Acumulam-se os "não lidos" mas nem assim pára de crescer a lista dos "a comprar"!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. O que mais gosto de fazer nos livros é cheira-los quando ainda são novos =)

    ResponderEliminar
  8. Olá Manuel, até há bem pouco tempo os que tinha por ler também eram poucos, mas no último ano, sem tempo para ler, e com mais algum dinheiro, a coisa potenciou-se... Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Olá Lua, também um dos meus maiores prazeres... aliás, o meu sonho é ter uma pacatinha casa junto a um riacho, com uma sala repleta de livros, e uma janela virada para oeste (onde o sol se põe)... mas depois acordo, e o sol ainda nem se levantou... Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá Estrela Cadente,

    Já fazia uma grande feira do livro; mas ainda não estou assim tão desesperado financeiramente ;-) Sim, já me mentalizei a não comprar mais nenhum livro nos próximos meses... até porque tenho o meu "penso de nicotina": recebo 4 livros por mês de uma assinatura...! E pronto, os meses de Outubro e Novembro são muito difíceis de passar para os bibliómanos... é o tempo da reentré literária... é como pedir a um alcoólico que está dentro de uma adega que não beba... beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Olá Senhora do Sado,

    Ainda não tenho assim tantos! Mas adoraria! E hei-de ler todos os meus livros! Haja tempo... E vontade... Porque a crise tira-me a vontade (falei agora da crise porque estou a ver as notícias na RTP2). Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Anita,

    Quando encontro uma raridade... até fico sem comer, se for preciso! As livrarias, isso é cada vez pior... aterroriza-me ver aquelas pilhas enormes de livros, tratados como um mero produto comercial... Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Olá Vekiki, Se falasse na lista dos livros "a comprar", não cabia num dicionário! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Olá Tiago, também gostava de os cheirar quando era pequeno... mas havia alguns com um cheiro nauseabundo... alguns livros escolares... deve ser por isso que há tanta gente não gosta de livros! Nós, os resistentes, aqueles que ganhámos imunidade a esses livros, ficámos como uma ligação inquebrável... Abraço

    ResponderEliminar
  15. Oi André,
    Eu prefiro comprar um livro por vez, aquele que estou com vontade de ler no momento. É verdade que posso ler 5 ou 6 ao mesmo tempo, mas não acredito que seja um problema. Não tem gente que segue diversos programas na televisão?

    Antigamente ter livros significava acesso ao conhecimento. Hoje o conhecimento está disponível em toda parte: na internet, nas centenas de livrarias a cada esquina. Não existe mais motivo para acumular textos (pelo menos enquanto não existir "conhecimento proibido").

    É difícil, eu sei, mas chega uma hora que ou você aluga um apartamento só para os seus livros, ou começa a ler tudo que compra... :)

    ResponderEliminar
  16. Olá Brasil,

    Eu consigo ler vários ao mesmo tempo... O problema é não ter tempo para ler os livros que, por uma razão ou outra, vou comprando... Como os que leio são menos que os que compro, a balança vai-se desequilibrando cada vez mais... abraço

    ResponderEliminar
  17. Compreendo bem o teu problema. É exactamente igual ao meu. Não só com os livros mas sobretudo com CDs e DVDs - http://ohomemquesabiademasiado.blogspot.com/2008/01/acumular-at-rebentar.html

    Abraço,
    VA

    ResponderEliminar
  18. Olá Victor Afonso. Já fui espreitar; e vejo que tens um grande problema, sim... tal e qual o meu... Abraço.

    ResponderEliminar
  19. Eu adooooro ler. Mas ando com tãooo pouco tempo para tal. =/ Neste momento estou a tentar acabar o "Orlando" de Virginia Wolf. Very nice!

    ResponderEliminar
  20. Olá Rute. Também eu ando sem tempo nenhum; de maneira que nem sequer ando a ler nada... Shame on me! Beijo.

    ResponderEliminar
  21. Eu tenho um problema grande. Leio muito mas antes de ser uma leitora sou uma viciada em livros. E no meu caso vai ao extremo de comprar até livros que sei que nunca vou ler na vida, apenas para ter mais e mais.É o que eu chamo de atracção fisica.

    ResponderEliminar
  22. Olá Nenhuma mulher é uma ilha, eu acho que estou a ficar como tu, começo a comprar livros que sei que o mais provável é nunca vir a ler... beijinho

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado