quarta-feira, 7 de maio de 2008

Encadernação de Livros

manual de encadernação de livros como encadernar livros as partes de um livro
Encadernar é a operação de juntar as folhas de um livro, costurando os cadernos e cobrindo o corpo do volume com uma capa mais grossa e sólida que a folha vulgar; é um procedimento tão antigo, que já existia no tempo dos rolos de papiro, quando tinha a forma de um tubo, denominado manuale, onde se introduzia o volume enrolado.
Eis o que tem ocupado, ainda mais, os meus últimos dias. Ando a aprender a encadernar livros. Já sei a teoria toda! Agora vou começar a parte prática. Lá para o final do ano, já devo ter o material todo para ter uma pequena oficina própria; e assim, alguns dos meus livros vão ganhar um agasalho decente... (Prometo responder aos comentários em atraso brevemente; mas são 00h13m, e eu tenho que ir para casa - estou agora a sair do trabalho)... Entretanto, comprei o segundo volume de O Homem Sem Qualidades, de Robert Musil... Prometeram-me que amanhã chegava o primeiro... Cliquem na Imagem para Ampliar. Adenda (08/05/2008): Esta actividade, encadernação, nada tem que ver com o meu trabalho; é apenas um hobbie, não remunerado.

10 comentários:

  1. Que grandes aventuras tu te metes...
    Abraço e boas páginas!

    ResponderEliminar
  2. Toda a tua vida gira à volta de livros, é aí que te sentes feliz e realizado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. isso é um óptimo ofício. depois pode ir deiando algumas dicas para principiantes...

    ResponderEliminar
  4. Olha que bem...
    É uma arte bem necessária.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. É uma arte, certeza!
    Nem se estresse, quando der, aparece.
    Hehehe, abraços!

    ResponderEliminar
  6. olá moi, meto-me mesmo em grandes aventuras... espero é conseguir levá-la até ao fim, facto que nem sempre acontece... Um grande Abraço

    ResponderEliminar
  7. olá pinguim, é mesmo verdade! adoro livros! um grande abraço!

    ResponderEliminar
  8. olá fernando, dicas posso deixar muitas, que a teoria já a sei toda! mete-la em prática, isso é que é outra história!... um dia destes, quando tiver esquemas que sejam apropriados a este meio (a blogosfera)... Talvez faça uma sessão fotográfica ;) grande abraço

    ResponderEliminar
  9. olá socrates, é mesmo uma arte, com cada vez menos praticantes; mas, também por isso, uma moda de elites... Eu, não sou apologista da encadernação pela encadernação... acho que os livros ficam muito bem com a sua cara nas estantes (com muitas excepções...); gosto de encarar a encadernação como um cuidar dos livros, não para enfeitar estantes... para isso que se encadernem livros em branco... Um grande abraço

    ResponderEliminar
  10. olá Daniel,

    não stresso! a arte está mais na parte artística do trabalho: a douração da capa... Grande Abraço.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado