quarta-feira, 16 de abril de 2008

(DES)ACORDO ORTOGRÁFICO 2

Por razões de estética, funcionalidade mas também de preguiça e embirrância, rejeito o acordo. Continuo e continuarei a escrever como escrevo aCtualmente a não ser que, naturalmente, a minha própria escrita se modifique. Estética porque as palavras escritar em português brasileiro não têm autoridade a não ser no domínio da cartomância ou outra arte adivinhatória. Funcionalidade porque algumas das letras que serão suprimidas exercem um função na palavra. Preguiça porque não me habituarei a escrever na nova maneira nem que a vaca tussa. Embirrância porque aproximar a forma escrita de uma língua da sua forma oral desta forma é ceder a facilitismo popular e é meio passo para adoPtarmos a linguagem do SMS e do MSN.
MDA, inblog Thunder Road.

6 comentários:

  1. Se quiseres, podes adoptar a imagem, que copiei do Swear, sobre o acordo, para pores aqui no blog; basta veres a minha coluna da direita.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Se calhar é ignorância minha mas continuo sem entender o porquê deste "acordo" ridículo. Qual será a importância de passarmos todos a escrever "brasilês"? Estou como tu, irei continuar a escrever como sempre soube e mais nada :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O problema é que o Brasil e a sua Sociedade Civil ( foi espelhado por todos os trajeitos dos rostos dos Srs/as nos P& Contras) considera Portugal como se fossemos CRIANÇAS DE RUA! POBRES E INDEFESOS!!
    Eles sem dúvida é que para a Comunidade Internacional não passariam mais de uns Colombianos ou Uns Hugos Chaves se não fosse a sua Ligação a PORTUGAL! Isso eles sabem-no BEM! Não lhes convem é admitir enquando não lhes demonstrarmos BEM CLARO QUAL É DEFCTO O SEU DEVIDO LUGAR! E Isto deveria começar AGORA pela LÍNGUA!
    Já agora o que eles querem é da exacta dimensão da solicitação de um Autocne de São MIGUEL O PORTUGUES DE PORTUGAL CONTINENTAL aproximar-se graficamente da sua Fonética de são MIGUEL! Há os Brasileiros são muitos! Pois é! Mas não foi por isso que a Suécia ou a Noruega mandaram as suas Polícias Matar criancinhas para a rua, depois daquele episódio de triste memória cuja sociedade civil Brasileira ( Inclusive a mais informada) acompanhou em apluso e em encolher de Ombros!
    É pena termos editores em PORTUGAL que se desleixem e permitam a publicação de uma quantidade impensável de gentalha mediocre ( Escritores e pseudo-poetas) que estão a desempenhar o belo papel de CANGALHEIROS da língua Portuguesa. Por aí se pode ver bem o nível das criaturas! UM BOICOTE À FEIRA DO LIVRO DE LISBOA SERIA UMA EXCELENTE FORMA DE OS COLOCAR NO SÍTIO CERTO.
    Vale!

    ResponderEliminar
  4. olá pinguim,

    vou seguir a tua ideia assim que puder - não sei porquê, mas ando com um problema para mexer no template do meu blog - deve ter sidos das minha "invenções" com o html... Abraço.

    ResponderEliminar
  5. olá de.puta.madre,

    nem sei que te dizer... claro que sou contra o acordo ortográfico; mas por isso não quer dizer que não goste dos açorianos ou dos brasileiros - ou cabo-verdianos, ou timorenses, por exemplo... também não quer dizer que não entenda as suas diferentes pronúncias, palavras locais, etc... mesmo em Portugal (Continental) à diferentes "fonéticas", palavra que tu usas...

    Abraço

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado