terça-feira, 22 de abril de 2008

As Palavras*

...o mal que algumas palavras têm não é o significado directamente. O mal são as conotações. (...) Tenho a impressão que as palavras atrapalham muito. (...) Em primeiro lugar porque é difícil pôr toda a gente de acordo sobre o significado delas, os limites em que são aquilo que parecem ser. Em segundo lugar, o abuso de uma retórica que começa por esvaziar tudo e pôr no seu lugar aquilo a que chamaria a casca das palavras. A palavra deixou de ter conteúdo, deixou de ter qualquer coisa dentro, e é pronunciada com uma ligeireza, com uma leviandade total...
JOSÉ SARAMAGO, in. Entrevista ao semanário Sol (na revista Tabu, n.º 84, de 19 de Abril de 2008) *Pela terceira vez comprei o semanário Sol; após tê-lo comprado aquando da entrevista do Mário Cesariny de Vasconcelos, e aquando da entrevista do Luiz Pacheco. Ambas as entrevistas foram as últimas que os escritores deram. Quando ia pagar o jornal pensei nisso. Ainda hesitei, cogitando em devolvê-lo à prateleira de onde o retirara. Depois disse para mim mesmo que tinha que abandonar estes devaneios supersticiosos e infantis. Fico aguardando A Viagem do Elefante, esperando que a Morte continue apaixonada por muitos anos, e que o Elefante desbrave caminhos para o José por muito tempo.

4 comentários:

  1. As palavras do mestre!

    A viagem será ainda muito longa! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Não conheço muito de Saramago. Mas sei tudo sobre superstições, tenho tara por elas. Superstição é mania, não adianta. Tem umas que a gente nem questiona: folclóricas.

    ResponderEliminar
  3. olá marta,

    troço para que seja muito longa! e sempre com a sua lucidez!

    beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. olá daniel,

    há momentos em que tenho essa superstições que tu chamas folclóricas... mas tento sempre ser racional... gosto da sexta-feira, 13!

    Abraço.

    Ah, devias conhecer o Saramago!!! Não percas mais tempo, vai à livraria ou biblioteca mais próxima...

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado