sábado, 3 de novembro de 2007

o ranking da minha escola

No seguimento dos blogs A Memória Inventada e A Arte da Fuga, informo que a minha escola, a Escola Secundária da Sé, agora denominada Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico da Sé, na cidade mais alta de Portugal, a Guarda, ficou classificada no 138º lugar, com média 106,43, no ranking de escolas do JN.

5 comentários:

  1. Isto faz-me ter vergonha: a escola onde estou este ano está quase no 600, bolas. Também não sei porque ainda me admiro com isso... Sondagens são sondagens. Bom, satisfaz-me saber que já estive na que está em 36º, na que está 177º, na 136ª, na 61ª, entre outras que não são secundárias. Enfim, sondagens são mesmo só sondagens.

    ResponderEliminar
  2. Não é a minha escola, que eu não sou professor. Foi a "minha" escola quando fiz o secundário - à cerca de 10 anos atrás... Nessa altura ainda não se faziam rankings de escolas... que eu me lembre... Mas enfim, vergonha é haver estes "rankings", redutores e falasiosos... Qualquer pessoa que perceba o mínimo do pensamento ocidental, da forma correcta de conduzir estudos, sabe que para se fazerem "estudos" desta natureza, todas as variáveis têm que ser controladas; só assim se poderia chegar a alguma conclusão... Numa determinada escola, qual a (ou as) variáveis que levam a que os alunos tenham sucesso (ou insucesso)? - isso é que importa saber... Não é em que lugar estão num ranking...

    Faria algum sentido que as provas de 100m, p.e., dos jogos olímpicos, se realizassem com os corredores a correr locais diferentes, a horas diferentes? Pegar-se à posteriori nos tempos realizados, e fazer o ranking?...

    ResponderEliminar
  3. Eu sei que não és professor! Quanto a estatísticas, concordo plenamente contigo, negligenciam os alunos e criam rivalidades não sei para quê (ou sei).

    ResponderEliminar
  4. só disse que não era professor para o caso de alguém ler o post e ficar com a ideia errada... abraço.

    ResponderEliminar
  5. Fizeste bem em alertas as almas!
    Abraços

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário. Tentarei responder a todos. Obrigado